quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Revolução Educacional

Oooi, primeiro post. (yn) "Inspirado" no blog da minha amiga @frenetics (em partes) Essa foi minha redação na minha 3ª avaliação da escola. Pretendo postar aqui "redações" que farei ao longo desse fim de ano e quem sabe ano que vem(?). (praticar é bom) Então, se gostou Comente (que nota você me daria?)
Leve em consideração claro, que eu já fiz as alterações que estava errado (prof corrigiu, MUAHAHA)
ok, obrigada. (para de falar paola ¬¬) Vamos ao que interessa:



-Revolução Educacional

A educação brasileira é falha e precária. Ela não fornece às crianças e jovens tudo que deveria. Quando se pega no ponto de seu futuro, muitos jovens respondem com incerteza. E é essa a formação que temos? É isso que a escola a qual confiamos nossos filhos nos mostra? Dúvidas e mais dúvidas?

É claro que a causa toda disso não é apenas do colégio. O governo tem grande parcela de culpa nesses resultados. Ele, que deveria ser o investidor e fiscalizador do ensino, age com imprudência e irresponsabilidade. O qual se vê refletido nos órgãos públicos, tanto da educação como inúmeros outros sobre sua responsabilidade.

Na maioria dessas instituições, há falta de preparo de quem ensina. Professores desqualificados não conseguem passar com exatidão o conteúdo para os alunos, fazendo com que estes não aprendam nada, ou quase nada. Formando assim, uma geração de analfabetos funcionais ou semi-analfabetos.

É notório que um bom profissional não necessita apenas saber matérias específicas, como matemática, química, biologia, etc. Ele precisará de habilidades pessoais. Outro aspecto no qual nosso ensino é falho. Não há mais tanta preocupação como antes na formação cultural do individuo; ensinar artes, dança e música nas escolas não é mais comum.

O foco atualmente é apenas “jogar” conteúdo nos alunos de forma impessoal, fria, robótica. É preciso resgatar princípios que antigamente eram valorizados e hoje estão banalizados. A solução não é uma reforma educacional, como muitos falam. Precisamos de uma revolução, investir no conhecimento em sala de aula e no mundo e resgatar culturas e ideologias fragilizadas com a globalização.

2 comentários:

  1. Eu gostei =)

    Como você disse, a maneira como o ensino ta sendo aplicado nas escolas agora é realmente frio, agora os alunos passam não por mérito próprio e sim empurrados, pelo menos na maioria das vezes.
    Mas eu acho que a metade da culpa, é dos próprios alunos, afinal o interesse em estudar é quase zero pra muita gente. Um programa novo nas escolas publicas seria interessante, sabe? Algo pra estimular os alunos a quererem estudar mesmo e não ir apenas pra bagunça e fazer social. Isso faria os professores trabalharem com mais prazer, eu acho aushahus

    xx

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo.
    Propostas que incentivassem o estudo por parte dos alunos. (:

    Samanta pra presidente!! \oo/
    #taparei

    ResponderExcluir