sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Os Jovens e a Utopia

Juventude Alienada

O modo como a geração de hoje se mostra é deprimente, cada vez mais fútil e desinteressada aos assuntos pertinentes a sociedade. Há quem diga que não é bem assim, afinal de contas: "toda regra tem sua exceção". Mas vamos nos apegar a regra, pois essa está majoritariamente presente no mundo.

O que faz jovens tão alienados assim? Bom, a falta de bons exemplos em cada é realmente relevante. Mesmo com aquele espírito rebelde que todos os jovens têm, muitos quando crescem são reflexos dos que seus pais são ou foram. Uma falta de orientação por parte desses com seus filhos acarreta em jovens confusos e que se deixam levar facilmente.

Levar Facilmente a quê? A influência de más amizades, que querendo ou não influenciam bastante na formação desse futuro adulto. Como diz o ditado: "Dizes com quem tu andas e direis quem tu és." A maioria da juventude está sempre buscando aceitação, esta ela acha estar relacionada a "não-tão-boas-amizades".

Já que o problema está tanto em casa quanto nos amigos, qual a solução? A resposta para esse problema é uma mudança de toda a sociedade e não apenas de um setor desta. Precisamos de uma melhor educação dos pais, da escola, da comunidade, etc; para que o jovem saiba escolher melhor suas influências, escolhendo as boas. Isso gerará uma inversão de fatores: o que era regra se tornará exceção e vice-versa.


(gostou? :p)
[faça a sua redação também sobre esse tema(eu fugi um pouco do tema, mas é o do titulo do post) no site: http://www.eunoenem.com.br//mod/redacaoenem/everyone.php Maravilhoso esse site, espero que gostem]

;**

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Amizade,

Oooi, segundo aeeee (consegui) *palmas pra mim*
Hoje o tema é amizade.
E ai vai uma dissertação sobre o que eu acho da amizade, =x
Olha, o titulo tá uma merda, literalmente. Porque eu não sabia o que colocar, se você souber um melhor, não hesite em me dizer. Obrigada! (:
Já ia me esquecendo... : Não me batam, por favor. Eu tratei da amizade de uma forma não tão subjetiva. >< Mas não significa que ela seja só isso, apenas me apeguei em um ponto. ;D Obrigada!²
Hmm, eu prometo fazer outro sobre amizade, mas se forma mais pessoal, humana até. rsrs (:

A quantia certa

Somos constantemente rodeados por diversos sentimentos. Talvez não haja sensação melhor a que nos traz uma amizade. Diversos modos de amizades para os diferentes tipos de pessoas. Amizades boas e "não-tão-boas-assim" vivemos durante nossas vidas.

Muitas das nossas companhias são daquele tipo que só esta interessada em algo que podemos oferecer. Essa é, muitas vezes, a amizade profissional. Na qual nos submetemos(e/ou subordinamos) a alguém por este estar "acima" de nos. Essa é, provavelmente, a mais perigosa relação profissional, portanto precisando de muita atenção.



Mas como já diz o ditado: "Toda regra tem sua exceção." Esta outra amizade é muito mais emotiva. Afinal o interesse maior é; quase sempre; a companhia, o carinho, a atenção e até mesmo o amor. Esta é uma necessidade psicológica de cada ser humano, pois somos todos seres sociaveis.



Se quisermos sermos bem sucedidos em alguma profissão precisaremos saber buscar amigazes com fins. Mas por um lado, como somos humanos e estes têm necessidades de relações entre si, precisaremos nos relacionar afetivamente também: rir, chorar, gritar, brincar, sofrer, amar, etc.

Não estou aqui para julgar qual delas é melhor, afinal são apenas dois tipos das várias outras existentes. O que estou dizendo é que nenhuma delas é melhor, não separadamente. A excelência é a medida certa de cada lado da balança, ou seja, o meio-termo. Só assim seremos pessoas melhores, mas realizadas e em paz espiritual.


Enfim... é isso. =x

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Revolução Educacional

Oooi, primeiro post. (yn) "Inspirado" no blog da minha amiga @frenetics (em partes) Essa foi minha redação na minha 3ª avaliação da escola. Pretendo postar aqui "redações" que farei ao longo desse fim de ano e quem sabe ano que vem(?). (praticar é bom) Então, se gostou Comente (que nota você me daria?)
Leve em consideração claro, que eu já fiz as alterações que estava errado (prof corrigiu, MUAHAHA)
ok, obrigada. (para de falar paola ¬¬) Vamos ao que interessa:



-Revolução Educacional

A educação brasileira é falha e precária. Ela não fornece às crianças e jovens tudo que deveria. Quando se pega no ponto de seu futuro, muitos jovens respondem com incerteza. E é essa a formação que temos? É isso que a escola a qual confiamos nossos filhos nos mostra? Dúvidas e mais dúvidas?

É claro que a causa toda disso não é apenas do colégio. O governo tem grande parcela de culpa nesses resultados. Ele, que deveria ser o investidor e fiscalizador do ensino, age com imprudência e irresponsabilidade. O qual se vê refletido nos órgãos públicos, tanto da educação como inúmeros outros sobre sua responsabilidade.

Na maioria dessas instituições, há falta de preparo de quem ensina. Professores desqualificados não conseguem passar com exatidão o conteúdo para os alunos, fazendo com que estes não aprendam nada, ou quase nada. Formando assim, uma geração de analfabetos funcionais ou semi-analfabetos.

É notório que um bom profissional não necessita apenas saber matérias específicas, como matemática, química, biologia, etc. Ele precisará de habilidades pessoais. Outro aspecto no qual nosso ensino é falho. Não há mais tanta preocupação como antes na formação cultural do individuo; ensinar artes, dança e música nas escolas não é mais comum.

O foco atualmente é apenas “jogar” conteúdo nos alunos de forma impessoal, fria, robótica. É preciso resgatar princípios que antigamente eram valorizados e hoje estão banalizados. A solução não é uma reforma educacional, como muitos falam. Precisamos de uma revolução, investir no conhecimento em sala de aula e no mundo e resgatar culturas e ideologias fragilizadas com a globalização.